Ele, Deus, acreditou em si
abandonado ao próprio caos
jamais esperou sua salvação.
Quem precisar buscar em dicionários o significado de Moral, vai precisar tambem, portanto, ler Genealogia da Moral, de Friedrich Nietzsche. As chances são enormes de não desejar jamais prestar atenção simultânea para o mais ínfimo, nem o mais grandioso lance da vida.
Muita gente vende até a alma para conseguir esta "salvação"*. Desconfio que o mercado, desde os tempos da simples troca para sobrevivência, até hoje, se baseia neste anseio pela desatenção.
Por favor, não esperem que eu mastigue o significado de Moral, fazemos isso o tempo todo, conscientes ou não.
Igualmente temos o significado de Verdade.
E ambos, são vomitados a todo instante, pela espécie humana(SIC)!, pouco tempo após nascer até o último suspiro.
Feito palavras funda-se o que conhecemos, inclusive esse outro significado inexpugnável: Conhecimento.
Feito palavras funda-se o que conhecemos, inclusive esse outro significado inexpugnável: Conhecimento.
Até aqui, portanto, é meu limite, para não aborrecer o leitor que, consome blogs como se fossem os mesmos veículos, encontrados como remédios e cachaça, de comunicação; riqueza, sexo e fama*, para se obter qualquer poder extraordinário, para a sobrevivência do Ser, diante da omnipresença do Nada.
Suponhamos que, para a sobrevivência do Ser, ao contrário do Nada, exige-se critérios.
Então a Moral é o que seleciona tais critérios.
Creio que nem preciso dizer, já dizendo: é impossível Ser sem o Outro. E qualquer Outro há de possuir critérios semelhantes enquanto existente.
Posso dar um exemplo absurdo: uma pedra fumegante lançada por um vulcão, um de seus critérios é, que além do natural ser pedra, está muito muito quente.
Outro limite que me imponho: não se ensina filosofia, aprende-se; critério moral, pessoal.
O exemplo da pedra até então parecia absurdo, aprofunde-se mais um pouco, ao invés da pedra, pense um indivíduo. Pense, se isso já for possível neste século, todos os critérios que todos indivíduos possuem tão somente por "ser natural". Não tenha pressa, pode levar um longo tempo, depois pense todos critérios relativos ao "aonde estar", e, muito depois, pense os critérios do "ser artificial"***.
Pensamento é um critério evolutivo universal, mas nunca pergunte o significado.
Finalmente, repito, para justificar a impossibilidade de descrever o significado de Moral.
Todo significado toma como base inúmeros critérios, e a espécie humana(SIC) não tem, desconfio que mesmo se tivesse, vida média para tanto: pensar, entender e operar atravez de tais critérios.
Evite de pensar, contudo imagine, quais são os critérios para erigir um sentido(?Moral) que funda o que seria o melhor sentido para tudo.
Não estou fazendo apologia da desatenção total, da ignorância, da violência, da droga, etc...
*Alusão ao filme de Win Wanders, Asas do Desejo.
** visibilidade.
*** tanto material quanto imaterial.
*** tanto material quanto imaterial.
"Não se trata apenas de desejar algo que o outro “deveria” nos dar e chorar porque não fomos contemplados, ou assumir com dignidade a frustração, mas de desejar o modo como alguém “deveria ser”. É como se o outro não fosse o que é, devendo sempre ser diferente para agradar o gosto do seu crítico de plantão. Tornamo-nos críticos exímios socialmente na arte de falar mal, de apontar defeitos, de querer, afinal, que o outro seja como queremos que ele seja. Nunca o que ele é. E se nos casamos com este outro, ou nos tornamos pais, ou precisamos conviver no trabalho?
Em casa, no trabalho, na escola, na empresa, esta postura carrega um gesto de desamor que, em graus variados, pode chegar ao ódio e à intolerância que são o extremo da falta de capacidade de dialogar ou de, simplesmente, deixar que o outro seja o que ele é, a seu modo. Mas e como “eu” deveria ser? Será que esta pergunta teria consistência?"
Em casa, no trabalho, na escola, na empresa, esta postura carrega um gesto de desamor que, em graus variados, pode chegar ao ódio e à intolerância que são o extremo da falta de capacidade de dialogar ou de, simplesmente, deixar que o outro seja o que ele é, a seu modo. Mas e como “eu” deveria ser? Será que esta pergunta teria consistência?"
2 comentários:
Os opostos não são realidades diferentes, mas aspectos diferentes de uma mesma realidade.
A cisão está, não na realidade, mas em nosso intelecto que a capta.
Portanto, só ao transcender a oposição, estaremos, finalmente, entrando em contato com a realidade tal qual ela é.
As diferenças são ilusões. Tudo é Uno e faz parte do mesmo Universo.
No filme Matrix, o piloto da série, rss, quando em fuga dos agentes, o Neo vê um Déjà vu do gato preto, naquele caso, a palavra de ordem é correr, correr, correr, enfim, salve-se.
Aqui, completamente ao contrário, fique, fique, fique e salve.
Grande Beijo
Postar um comentário