A civilização científico-técnica confrontou todos os povos, nação e culturas com suas tradições morais, culturais e grupais com suas respectivas especificidades. Pela primeira vez na história da humanidade, os homens estão diante da tarefa prática de assumir a responsabilidade solidária pelas consequências de suas ações, seguindo paramêtros de dimensões planetárias. (Apel)
(foto do papa)
Ética da Razão Comunicativa se baseia em três regras básicas: Regra da Inclusão "Todo e qualquer sujeito capaz de agir e falar pode participar de discursos." Regra da Participação "Todo e qualquer participante de um discurso pode problematizar qualquer afirmação, introduzir novas afirmações, exprimir suas necessidades, desejos e convicções." Regra da Comunicação Livre de Violência e Coação "Nenhum interlocutor pode ser impedido, por forças internas ou externas ao discurso, de fazer uso pleno de seus direitos, assegurados nas duas regras anteriores."
(http://www.ufrgs.br/bioetica/eticadis.htm)
Matei duas vezes, dois gatos terminais em sofrimento, amarrando um saco de plástico na cabeça para asfixiá-los. Sei bem por quê existe diferença entre um recem nascido e um gato. Certa vez, antes dos 10 anos de vida, coloquei pimenta no café de meu irmão mais novo, para mostrar que se a regra é permitir vilanias a engenhoca mental se potencializa. Há uns 10 anos atrás, numa tentativa de se transformar em gato, uma pessoa que agencia serviço para terceiros, azulejar uma parte de um serviço que o pedreiro anterior deixara sem fazer, contratei, ajudei e paguei, mas tive "dificuldades" em receber, o pagador é/era o dono de várias indústrias farmacêutica em vários estados e no exterior, então recorri a um método não muito "ortodoxo", ameacei derrubar seu helicóptero depois de mês de espera. Ah, o valor que eu tinha a receber eram 450 reais. Recentemente, após "dificuldades" de encontrar uma forma de socorrer minha mãe, que "criava" pequenas manchas de sangue quando tossia, novamente recorri a métodos que provavelmente Emmanuel Kant condenaria, armei um teatro onde eu atuava feito um desesperado enraivecido ameaçando fazer um B.O. de negligência médica contra o maior hospital da América Latrina. Menos recentemente matei um amor dentro de mim para, à partir de então, trata-lo como uma pessoa igual às outras.
"Jurgën Habermans (1929) inicialmente sofreu influência da Escola de Frankfurt, mas dela se desligou para percorrer itinerário próprio.
A ética discursiva é uma teoria da moral que recorre à razão para sua fundamentação.
Embora sofra a influência de Kant, não se fundamenta no conceito de razão reflexiva, mas de razão comunicativa.
Ou seja, enquanto na razão kantiana o juízo categórico está fundado no sujeito e supõe a razão monológica (do monólogo), o sujeito em Habermans é descentrado, porque a razão comunicativa supõe o diálogo, a interação entre os indivíduos do grupo, mediada pela linguagem, pelo discurso."
(Maria Lúcia de Arruda Aranha & Maria Helena Pires Martins)
6 comentários:
permitir e proibir é sempre um jogo cheio de lacunas, não poderia resumir neste cometário todos os devarios que me nocautearam, quando li tua frase certeira: "Exceto jogar bitucas pela janela, desejar somente as pessoas interessantes, ser pobre, preto e puta, minhas razões não infligem maldade a qualquer relacionamento humano." A ditadura do direito é tão contraditória... pois apesar do meu discurso assegurado... ainda caminho com algemas.
neste instante estou assistindo ao filme da noite de sábado na globo, posso ver capciosamente o seriado perpassando nossos corações, a protagonista se deixar prender na rede para talvez prender um criminoso, óbvio, muito rico e assima de qualquer suspeita porque elimina quem... suspeita!
na rede é muito fácil dizer eu te amo e muito difícil dizer eu temo, a castração de pobres pretos e putas oferecidos em banquetes para depois encarar a própria insignificância, este seriado... serial killer!
parece que sempre vem a calhar quando rouba-nos o direito de construir um mundo mais justo, onde a carne e o espírito não precisam ser cerceados por normas que eternaliza preconceitos e crueldade do animal mais forte...
Forte desgosto a cada vez que tive piedade da vergonha e não gozei...
Rss, quero fazer dos meus fracassos
o melhor antídoto contra a insignificância dos mais fortes...
Por compaixão, é claro, com sua melhor e mais sutil estratégia de luta, terão tudo, menos minha vida!
Confesso, é muito difícil de entender, sobre o post, as razões matemáticas que enumeram nomes e caras prós e contra um sistema que oferecem tão somente caras e nomes, para chegar a uma felicidade que tarda, por "segurança", a mostrar seus propósitos mais mesquinhos (vide as 3 primeiras fotos).
Ensaio da cegueira?
É tão triste isso, voce estar com outra, e pensar que ela não tem os seus cabelos, nessa cor que nem Deus pensou, e este vento tocando o Requiem de Mozart, e eu gosto disso, gosto de cinema, da poesia acontecendo como sensação na pele, na face apontada para muito posteriormente, muito osteriormente, tanto para o passado bem antes de tudo que sabemos, e tambem para o futuro quando a vida será muito além do sabemos, e é melhor para, ela já está com olhos devorando minha felicidade de estar pensando em voce.........................
Caro amigo Devir,talvez a carroça esteja muito à frente dos bois.Soube através de um amigo que durante as discussões após a exibição de Clemência num festival, alguém lançou esta pergunta: "quem merece clemência?"Dentro do hiper espaço podemos descansar a consciência, embora muitas informações precisem ser cruzadas, checadas, até que seja feito o que é preciso, a luz! Forte abraço.
Pois é, existe muita água no planeta, até parece fonte insegotável, e, ainda mais, se acabar a água, a vida ainda continua, então, nossa esperança teima em ser mais importante do que a verdade.
E sempre chega mais outro disavisado para dizer tão angelicamente que não existem verdades nem mentiras. Isso me lembra o H.Neto e sua única participação no devir.
Longe dos absolutos temos as coisas muito relativas, dentre elas delas uma escolhi para simbolizar seus esgotamentos em pleno século 21, a relação sexual entre humanos, e de humanos com outras espécies, objetos e consigo mesmo, sempre tão bem floreadas com ludismos, tão bem representativos dos primeiros tempos de vida.
Um vespeiro, onde cada vespa possui um ferrão venenoso e milhares se tornam armas letais.
Então, novamente, chega uma angélica para dizer que reagimos contra os agressores e predadores, que tudo é uma questão de sobrevivência.
O que isso tem a ver com o ludismo?
O mesmo tanto que a pedra e a responsabilidade profissional, ou, mantendo a contingência poética(ludismo), muito antes das contingências éticas(bobagismo), o vinagre e o azeite da salada!!!
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