sábado, 10 de abril de 2010

Aonde foi a carroça? Um carrasco pedindo clemência às vítimas!

Antiguidade
Velharia

Atualidade
"Na verdade, o que é a criação matemática? Não consiste em fazer novas combinações com entidades matemáticas já conhecidas. Qualquer um poderia fazer isso, mas as combinações assim construídas seriam infinitas e, na sua maior parte, absolutamente sem interesse. Criar consiste precisamente em não fazer combinações inúteis e em fazer aquelas que são úteis e que constituem uma pequena minoria. Invenção é discernimento e escolha."
(Henry Poincaré)

A civilização científico-técnica confrontou todos os povos, nação e culturas com suas tradições morais, culturais e grupais com suas respectivas especificidades. Pela primeira vez na história da humanidade, os homens estão diante da tarefa prática de assumir a responsabilidade solidária pelas consequências de suas ações, seguindo paramêtros de dimensões planetárias. (Apel)

(foto do papa)

Ética da Razão Comunicativa se baseia em três regras básicas: Regra da Inclusão "Todo e qualquer sujeito capaz de agir e falar pode participar de discursos." Regra da Participação "Todo e qualquer participante de um discurso pode problematizar qualquer afirmação, introduzir novas afirmações, exprimir suas necessidades, desejos e convicções." Regra da Comunicação Livre de Violência e Coação "Nenhum interlocutor pode ser impedido, por forças internas ou externas ao discurso, de fazer uso pleno de seus direitos, assegurados nas duas regras anteriores."
(http://www.ufrgs.br/bioetica/eticadis.htm)

Exceto jogar bitucas pela janela, desejar somente as pessoas interessantes, ser pobre, preto e puta, minhas razões não infligem maldade a qualquer relacionamento humano.
Matei duas vezes, dois gatos terminais em sofrimento, amarrando um saco de plástico na cabeça para asfixiá-los. Sei bem por quê existe diferença entre um recem nascido e um gato. Certa vez, antes dos 10 anos de vida, coloquei pimenta no café de meu irmão mais novo, para mostrar que se a regra é permitir vilanias a engenhoca mental se potencializa. Há uns 10 anos atrás, numa tentativa de se transformar em gato, uma pessoa que agencia serviço para terceiros, azulejar uma parte de um serviço que o pedreiro anterior deixara sem fazer, contratei, ajudei e paguei, mas tive "dificuldades" em receber, o pagador é/era o dono de várias indústrias farmacêutica em vários estados e no exterior, então recorri a um método não muito "ortodoxo", ameacei derrubar seu helicóptero depois de mês de espera. Ah, o valor que eu tinha a receber eram 450 reais. Recentemente, após "dificuldades" de encontrar uma forma de socorrer minha mãe, que "criava" pequenas manchas de sangue quando tossia, novamente recorri a métodos que provavelmente Emmanuel Kant condenaria, armei um teatro onde eu atuava feito um desesperado enraivecido ameaçando fazer um B.O. de negligência médica contra o maior hospital da América Latrina. Menos recentemente matei um amor dentro de mim para, à partir de então, trata-lo como uma pessoa igual às outras.

"Jurgën Habermans (1929) inicialmente sofreu influência da Escola de Frankfurt, mas dela se desligou para percorrer itinerário próprio.

Desenvolveu então a teoria da ação comunicativa, que fornece os elementos para a ética discursiva.

A ética discursiva é uma teoria da moral que recorre à razão para sua fundamentação.

Embora sofra a influência de Kant, não se fundamenta no conceito de razão reflexiva, mas de razão comunicativa.

Ou seja, enquanto na razão kantiana o juízo categórico está fundado no sujeito e supõe a razão monológica (do monólogo), o sujeito em Habermans é descentrado, porque a razão comunicativa supõe o diálogo, a interação entre os indivíduos do grupo, mediada pela linguagem, pelo discurso."
(Maria Lúcia de Arruda Aranha & Maria Helena Pires Martins)

6 comentários:

Zana Sampaio disse...

permitir e proibir é sempre um jogo cheio de lacunas, não poderia resumir neste cometário todos os devarios que me nocautearam, quando li tua frase certeira: "Exceto jogar bitucas pela janela, desejar somente as pessoas interessantes, ser pobre, preto e puta, minhas razões não infligem maldade a qualquer relacionamento humano." A ditadura do direito é tão contraditória... pois apesar do meu discurso assegurado... ainda caminho com algemas.

Devir disse...

neste instante estou assistindo ao filme da noite de sábado na globo, posso ver capciosamente o seriado perpassando nossos corações, a protagonista se deixar prender na rede para talvez prender um criminoso, óbvio, muito rico e assima de qualquer suspeita porque elimina quem... suspeita!
na rede é muito fácil dizer eu te amo e muito difícil dizer eu temo, a castração de pobres pretos e putas oferecidos em banquetes para depois encarar a própria insignificância, este seriado... serial killer!
parece que sempre vem a calhar quando rouba-nos o direito de construir um mundo mais justo, onde a carne e o espírito não precisam ser cerceados por normas que eternaliza preconceitos e crueldade do animal mais forte...

Forte desgosto a cada vez que tive piedade da vergonha e não gozei...

Rss, quero fazer dos meus fracassos
o melhor antídoto contra a insignificância dos mais fortes...

Por compaixão, é claro, com sua melhor e mais sutil estratégia de luta, terão tudo, menos minha vida!

Devir disse...

Confesso, é muito difícil de entender, sobre o post, as razões matemáticas que enumeram nomes e caras prós e contra um sistema que oferecem tão somente caras e nomes, para chegar a uma felicidade que tarda, por "segurança", a mostrar seus propósitos mais mesquinhos (vide as 3 primeiras fotos).
Ensaio da cegueira?

Devir disse...

É tão triste isso, voce estar com outra, e pensar que ela não tem os seus cabelos, nessa cor que nem Deus pensou, e este vento tocando o Requiem de Mozart, e eu gosto disso, gosto de cinema, da poesia acontecendo como sensação na pele, na face apontada para muito posteriormente, muito osteriormente, tanto para o passado bem antes de tudo que sabemos, e tambem para o futuro quando a vida será muito além do sabemos, e é melhor para, ela já está com olhos devorando minha felicidade de estar pensando em voce.........................

Luciano Fraga disse...

Caro amigo Devir,talvez a carroça esteja muito à frente dos bois.Soube através de um amigo que durante as discussões após a exibição de Clemência num festival, alguém lançou esta pergunta: "quem merece clemência?"Dentro do hiper espaço podemos descansar a consciência, embora muitas informações precisem ser cruzadas, checadas, até que seja feito o que é preciso, a luz! Forte abraço.

Devir disse...

Pois é, existe muita água no planeta, até parece fonte insegotável, e, ainda mais, se acabar a água, a vida ainda continua, então, nossa esperança teima em ser mais importante do que a verdade.
E sempre chega mais outro disavisado para dizer tão angelicamente que não existem verdades nem mentiras. Isso me lembra o H.Neto e sua única participação no devir.
Longe dos absolutos temos as coisas muito relativas, dentre elas delas uma escolhi para simbolizar seus esgotamentos em pleno século 21, a relação sexual entre humanos, e de humanos com outras espécies, objetos e consigo mesmo, sempre tão bem floreadas com ludismos, tão bem representativos dos primeiros tempos de vida.
Um vespeiro, onde cada vespa possui um ferrão venenoso e milhares se tornam armas letais.
Então, novamente, chega uma angélica para dizer que reagimos contra os agressores e predadores, que tudo é uma questão de sobrevivência.
O que isso tem a ver com o ludismo?
O mesmo tanto que a pedra e a responsabilidade profissional, ou, mantendo a contingência poética(ludismo), muito antes das contingências éticas(bobagismo), o vinagre e o azeite da salada!!!