segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Ser é o começo, Nada é o fim



A capacidade de ser o Outro

Voce acredita em Papai do Céu, acredita em Papai Noel, acredita em Papai Nobel, acredita em papai e mamãe?
Quem é voce? Pensa, sem pressa, e responda. Sem receio, o seu falar não é à toa.
Se voce não falar, vai ficar sem o olhar, e depois vai perdendo tudo, até ficar pensando "coisas" que realmente não é o pensar.
Nessa altura do meu escrever, voce deve estar pensando que o texto vai acabar em sermão, e as "coisas" estão atrapalhando sua cabeça.
E isso é uma "coisa".
Representações do pensamento.

Na filosofia tratamos tais "coisas" como o "Nada", em oposição ao Ser como Objeto do Pensamento.
O objeto está em cada forma do pensar. Por exemplo, o lápis, a cor, a matéria, o texto e o sentido Seu em relação ao mundo, e vicie versa.
O mundo é o maior objeto do pensamento Seu/Meu. E o que voce faz com o Seu objeto?
Voce já deu forma a ele? Voce já tomou posse do mundo?
Isso é filosofia, perguntar para todos, para nosso objeto Mundo, o que precisamos saber para torná-lo Um Mundo Melhor.

Quando nos empenhamos, quando nos unimos para um propósito tão certo quanto é o Futuro, nos transformamos em Mundo.
Este é uma nova forma de se tornar um Objeto de seu Pensamento.
Lembram quando talvez nem sequer pensávamos? O que éramos? Tudo o que somos, tudo o que sou, tudo o que voce É agora.
Voce sabe o que voce É agora? Como Saber sem Poder estar de fora para se contemplar, sem tomar-se como uma Representação?

Claro que todos nós experimentamos, vez ou outra, involuntariamente, ser um objeto em relação ao mundo.
Como se o mundo fosse tão amplo - inventamos a palavra Infinito para nos causar medo - que reunisse todas as "coisas" do pensamento.
Aterrorizante, não?
Pensando voce pode falar, olhar, etc.! E perde o medo!! E ganha a capacidade de ser atuante em Um Mundo Melhor.
Perdemos o medo de nos transformarmos em Mundo.
Qual é a razão do medo? Ou, desse medo, de transformar-se em objeto do mundo?
Por que todo objeto é manipulável pelos Outros?
Pensem no que acontece quando os Outros estão manipulando.
Pensem o que significa manipulação.
Eu lhes garanto que vão perder o medo.

Na poesia tratamos dessa relação eu/voce/mundo com mais liberdade, podemos encarnar o objeto do pensamento "existência" sem qualquer medo.
Voce pode ser tanto o mundo, quanto eu ou voce, sem perder a capacidade de pensar, e perder o medo de fazer o Mundo melhor.
Falta dizer sobre o que são as "coisas que atrapalham o pensamento", eu sei tanto quanto voce.
E falta muito a dizer, claro também, mas vamos continuar pensando juntos, voce faz parte de Um Mundo melhor.

Na próxima edição, discutiremos a liberdade de ser um Objeto Mundo, e a "prisão" das Representações dos Objetos do pensamento.
Se o texto atrapalhou tanto quanto "O Nada", releia quantas vezes precisar, sem medo, seja voce para entender tanto quanto sou eu para escrever.
E sem medo, também, com o seu "Ver", caso o próximo texto tiver uma forma diferente do meu "Escrever".

Réplicas para A VOZ DA PEDRA
ou para meu blog http://devir-antesdosnomes.blogspot.com/

9 comentários:

Luciano Fraga disse...

Caro amigo Devir, nada é onde tudo cabe, justo por que nada contém, ou que é considerado nada para alguém, representa tudo para mim, são valores e pontos de vista.Quando M. Nova escreveu o Adventista(letra) ele diz com sarcasmo;"eu acredito no Cristo que padece, eu acredito nos livros da estante, eu acredito em Xuxa e em Pelé, eu acredito no beijo do Papa,e em quem anda com fé e em mamãe e papai" Mas seu texto supera, e lhe afirmo que ainda creio no homem e no calor humano das relações, ainda podemos semear e fazer rolar as pedras, a voz clama e vamos em frente com alegria de menino, abraço forte.PS agora esperamos.

Luciano Fraga disse...

Caro amigo Devir, um esboço do blog que correrá paralelo ao jornal(entre as tiragens), fique à vontade quanto enviar notícias, textos etc, um dos integrantes(Douglas) é quem vai cuidar dessa parte. www.avozdapedra.blogspot.com
Vamos em frente,o grupo é formado por jovens da comunidade, com muita vontade,portanto contamos com sua visão e experiência, abraço.

Zana Sampaio disse...

o perigo de pensar sobre os nossos pensamentos... e essa meta-análise pode ser o salto no abismo, uma mutação de um grão para um mundo... a mudança genética da perspectiva... que perigo esse Devir!

Devir disse...

Luciano, legal, vou fazer uma visita em breve, agora é de madrugada, acabei de chegar em casa e não estou sozinho.
Quanto ao texto, está truncado, eu sei, e faz parte da minha onda, que tentará varrer do Brasil, quanto for possível, a desonestidade de quem é capaz e precisa fazer algo pelo país.

Vamos em frente

Devir disse...

Zana

Fico muito feliz pela sua preocupação. Pode escrever quanto quiser e puder, manda por aqui ou pelo email, armoduro@hot, que vou dar especial atenção. E vou lá no seu espaço (contra) as vaidades.

Grande abraço

Devir disse...

Luciano, meu queriso, haja coração para suportar tanta indedecisão de bastidores.
Realmente, a genial Zana tem razão, dentre apenas duas perspectiva, rss, o certo e o errado, logo eu, sem paz e sem sono, quero descategorizar a "transcendência Humana" para a união de ambas.
Pode rirem, João Guimarães Rosa, não ria nunca e fez melhor!!!

"Mas eu gostava dele, dia mais dia, mais gostava. Digo o senhor: como um feitiço? Isso. Feito coisa-feita. Era ele estar perto de mim, e nada me faltava. Era ele fechar a cara e estar tristonho, e eu perdia meu sossego"

Meu amigo, serveria a imagem de um iceberg se não fosse tão infernal este processo contra o grande 'prosseço' estabelicido; quem se congela, rss, talvez o inferno é pouco.
Ou talvez minha sensibilidade ao calor dos diabos seja "pscológica".

E falando de Rosas, Riobaldo ou Diadorim?
Mudando o assunto, talvez para não pertubar menos e andros pausas, o que me diz, Esaú ou Jacó?
Ou então o tempo e o contra tempo de Vão gogo, de Millôr.
O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo ou, etc, para complicar e incitar as bobagens da AGod, Macabéa, da Clarice.

Realmente, certa vez disse em seu blog versos e perversos, {para quê???} fui ler Paulo Freire?

Estou me preparando para dormir 'de verdade' enfim, acordarei às 5.

Forte abraço

Devir disse...

Rss, ainda não é 5
tive um pesadelo horrível
neste instante precisava de alguém
de fato, sou mortal, rss
minha Mãe tem 82 anos
havia perdido a lucidez
eu a abracei brincalhão como sempre
CAI na realidade...

antes fosse um pesadelo "comum"
tipo, abrir isso aqui, e encontrar¨
60 comentários (réplicas)...

de qualquer forma
obrigado, Luciano e Zana
por existir

Beijos em ambos

Devir disse...

Pensando então nas bobagens que também falo e me atrapalham
"antes fosse um pesadelo "comum"
tipo, abrir isso aqui, e encontrar¨
60 comentários (réplicas)..."
fui dar uma volta pela rede e descobri que não corremos este risco jamais!!!

Obviamente, fui buscar na "fonte/Portugal",
rss, estas pérolas,
daqueles que podem ser confundidos
porque pensam, em (devir-antes), que há esperança...

"Em muitos aspectos, a série que referi – The Wire / Sob Escuta – toca em feridas que estão bem abertas em Portugal. Nos últimos anos, o nosso país tem andado, em grande parte, a reboque de políticas executivas que mais não fazem do que melhorar o aspecto geral de toda esta tragédia de maneira que possamos ser vistos como um país da «primeira divisão» (perdoem-me a contagiante metáfora desportiva) enquanto os problemas continuam lá, debaixo de toda a maquilhagem. Um pouco como num velório, onde o defunto surge maquilhado e vestido com o seu melhor fato. Mas, por muito que se queira fingir que assim não é, o morto continua morto." Veja a íntegra no: http://a-causa-das-coisas.blogspot.com/
e Um Comentário!:
"o médico quando chega à freguesia quase deserta DO alentejo - ao padre, depois de coversa longa:

-quanto a índice de mortalidade, senhor padre?
- baixíssimo, doutor:
uma morte por pessoa"
http://h-ortografias.blogspot.com/

Maravioso!!!

Devir disse...

Vassilo também é Nada, para mim.