quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ISTO NÃO É AMOR (?)

THE LOVERS

"....a exterioridade, tão visível em Magritte, do grafismo e da plástica, está simbolizada pela não-relação - ou em todo caso pela relação muito complexa e muito aleatória entre o quadro e seu título.......estranhas relações se tecem, intrusões se produzem, bruscas invasões destrutoras, quedas de imagens em meio às palavras, fulgores verbais que atravessam os desenhos e fazem-no voar em pedaços........
Magritte deixa reinar o velho espaço da representação, mas em superfície somente, pois não é mais do que uma pedra lisa, que traz figuras e palavras: embaixo não há nada.
É a lápide de um túmulo: as incisões que desenham as figuras e a que mascaram as letras não comunicam senão pelo vazio, por esse não-lugar que se esconde sob a solidez do mármore......
parece-me que Magritte dissociou a semelhança da similitude..."
Cf Foucault, Michel, Isto não é um Cachimbo, Editora Paz e Terra, pp11/12/15/ 60/75/76,
no blog: lilianreinhardt.prosaeverso.net

Vanguarde-te tarde antes que nunca

A arte se divide essencialmente em figurativa e abstrata.
A arte essencialmente é tanto figurativa quanto abstrata.
Qual das duas frases não é mentira?
Existe diferença científica entre ambas forma de arte?


A ciência se divide essencialmente em verdade e mentira.
A ciência essencialmente é tanto verdade quanto mentira.
Qual das duas frases não é verdade?
Existe diferença artística entre ambas formas de ciência?


A verdade se divide essencialmente em arte e ciência.
A verdade é tanto verdadeira quanto mentirosa.
Qual das duas frases não é científica?
Existe diferença formal entre ambas afirmações da verdade?


A mentira se divide essencialmente em arte e ciência.
A mentira é tanto mentirosa quanto verdadeira.
Qual das duas frases não é artística?
Existe diferença formal entre ambas negações da mentira?

21 comentários:

Luciano Fraga disse...

Caro amigo Devir, a mentira é uma forma de arte e o mentiroso não deixa de ser um ator cientista, que inventem os papeis, mas não serei o protagonista, verdade ou mentira? "mentiras sinceras me interessam..." Forte abraço.

Devir disse...

Protagonista do que, se a vida não é um teatro, e a mentira tanto quanto a verdade formam um mesmo sentido de viver, e cada um não pode completamente experenciar o outro e vice versa?
A aproximação consciente foi, é e será sempre a mais provável forma de transcendência do reino animal.
Momento oportuno para fazer uma excelente pergunta: Tendo como parametro o cinema nacional, questiono se o tipo americano influenciou o cinema americano ou foi ao contrário?
Pertinente, para que possamos repensar as formas de aleinação da indústria cultural.

Está prosposto uma expansão...

Abraço

Anônimo disse...

Os meios de comunicação não contribuem apenas para a formação de opinião individual. Na verdade, eles contribuem para a formação da opinião pública e alimentam um certo imaginário coletivo.

Potencializam o consumo e favorecem a contaminação da realidade pela ficção, fazendo com que os homens se identifiquem com os personagens criados e, se espelhem neles seguindo seus padrões e modelos.

Acho que o cinema é o pai.

Devir disse...

Ok, sim, só discordo do termo contaminação.
Acredito que a relidade não está separada, nem da mentira nem da ficção; são proposiçãoes distintas.
E acredito também, que nada está fora da realidade.
Filtrando-a para um indivíduo isolado, até sua refração da personalidade, por mais absurada que possa ser e torná-lo 'não-identificado', quer queira ou não, fará parte da sua relidade.
Então, tem-se a relidade geral, com regras de entendimento quando todos os indivíduos estão envolvidos. Essas regras obedecem vários sentidos: paz, conforto, saúde, diversão, progresso, etc.
Estes sentidos fazem o sentido de viver, e possuem infinitos elementos (ou sentidos subordinados); estes também possuem outros sentidos subordinados, e estes... assim até o ilimitado. Talvez as disciplinas sejam vistas como metáfora, vide a química e o átomo, a física e o universo, a história, etc.

E aonde a arte, quando verdadeira também, destroi estes sentidos. Não é possível localizá-la em sua experiência da criação.

Então voltando, ou aterrisando, rss, tudo que rompe com os sentidos da vida, mormente dizemos que não é real.

O cinema - nem tudo, é claro, escapa desta determinação de sentido - é uma forma de arte muito especial, porque pode criar tomando todos os parâmetros de sentido, sem assumir nenhum.
E talvez seja a forma mais acabada de ficção. A ficção é símili na realidade.

Finalizando, sobre a mentira, esta não cria nem jamais está desprovida de sentido. A mentira é semelhante na realidade.

Abraço

Devir disse...

Luciano, quanta bobagem desejamos também além de navegar, sem questionar se é vida, se vida é verdade ou mentira. Tome por exemplo: adoro pastel de feira.

"Deseja-se muito, quando se escreve livros como estes, modificar tudo o que se pensa e se encontrar novamente, ao final, diferente do que era ao começo. Então se percebe que se tem mudado relativamente pouco. Talvez se tenha mudado de perspectiva, se tenha girado em torno do problema, que é sempre o mesmo, digamos, as relações entre o sujeito, a verdade e a constituição da experiência. Tenho tratado de analisar como áreas tais quais as da loucura, da sexualidade e da delinqüência podem entrar em um certo jogo da verdade e como, por outro lado, o sujeito mesmo é afetado por meio dessa inserção da prática humana, do comportamento no jogo da verdade."

A questão não é mais se fascismo ou ?, mas se ? tem algum sentido.

Anita Mendes disse...

fiquei ate zonza, devir!(rs)
eu sempre escolho a arte porque a verdade em forma de mentira e muito mais confiavel...
pois como dizia Wliiam Blake:"Art is the tree of life. Science is the tree of death."

ps: o seus posts nao estao aparecendo no meu painel.. nao sei o que passa!!??!bem... any way, I`m here and that`s what`s matter!
kisses, kisses...

Devir disse...

ps. talvez eu realmente preciso do apoio de todos, não é desespero nem saudade de quando eu tinha importância. A história não conta com nossos caprichos de exclusão, com espasmos de preguiça e nem com a sinceridade interna.
Não é fácil ser um bicho com consciência e não se deixar domesticar=sentir meda!
A própria domesticação aterroriza contando com todas as hipóteses de comunicação.
Voce, Anita, quando do "outro lado" continua ainda muito bem vinda.
Deste lado, morda meu pescoço, o sangue é psicodélico refratário e eu não critica caso voce arrotar bem alto seu "leite bom...

Traduz, Anita Mendes. Fale a minha língua(nem que seja mentira).

Iamrotterbut...

O Neto do Herculano disse...

A eterna briga entre a verdade e a mentira, haverá,ainda, um vencedor?

Devir disse...

Seja bem vindo, Hneto

Creio que, em circunstâncias menos frequente, devido ao 'império do desejo de consumir', não há empate.

Devir disse...

Anita, caso voce queria saber o que considero O Seu Leite Bom:

"Assim que comecei a estudar as regras, os deveres e as proibições da sexualidade, as proibições e as restrições que lhe são associadas, meu interesse foi levado não somente para os atos que eram permitidos e proibidos, mas também sobre os sentimentos que estavam representados, os pensamentos e os desejos que podiam ser suscitados, a inclinação a perscrutar no si todo sentimento escondido, todo movimento da alma, todo desejo travestido sob formas ilusórias. Existe uma sensível diferença entre as proibições concernentes à sexualidade e as outras formas de proibição. Ao contrário das outras proibições, as sexuais estão sempre ligadas à obrigação de dizer a verdade sobre o si."

E espero que voce, baseado nos parametros do outro lado, não se ofendeu com a metáfora(emprestada) da vaca, ja que usam os animais para rebaixar os indivíduos, sem o mínimo respeito.

The self of pot, rss

Anita Mendes disse...

eu entendo , devir... acho que estou andando muito do outro lado... meio americanizada(rs)eu sei... mas faco isso pra nos complicar,nos desentender.( achava que vc gostava do meu ingles, mas tudo bem ...)
beijokas e mais beijokas..
love u !(rs) =Te quero muito!
Anita.

Devir disse...

Anita, temos um(a) doidinho(a) dentro da lâmpada.
Seu ingles é lindo, não sou machista a ponto de criticá-lo.
O meu é só doidinho, e se exaspera cada vez que o americano ascende.

Eu nem pensava por mim; americamente quero ser melhor, e olhar meus símiles com carinho, sem extrair o sangue a ponto de anulá-lo.

Minha cabeça, não importa, Anita,
se para o bem ou para o mal, ama,
ama macunainêmica, tão crõnicamente que
ama mais, mais como se perder, se
morrrer morte meta-afora-o-outro-eu-e-os-outros,
quando lê tão brava sinceridade
"eu sei... mas faco isso pra nos complicar,nos desentender."
e quisera fosse
prova de amor.

E alÔ brothers: num tô doidão

Voce só acenou, e já tô dentro!!!

O tempo pode ser seu, Anita Mendes

ps. agora a pouco, assistindo o café filosófico na Cultura, quase me apaxonei, bem bregamente ou romanticusão, pela psicanalista Diana Corso. Se realmente ela está dentro do devir, ela e tudo que a compõe e representa,
é amor na certa. E de luzes acesas, claro, não por insegurança.

Devir disse...

Luciano, queria estar junto assistindo entrevista com o Lula, neste instante, na RedeTv, porque também me interesso muito, muito, tão viciadamente como o Hneto, por mentiras sinceras.
Talvez independe de nós a realidade quando essêncialmente verdadeira.
O autor de O Mundo de Sofia, quase vidente das nossas meninas atuais, foi brilhante quando questionou a imortal imagem de Deus jogando dados com os humanos.
O difícil, caro, é descobrir qual é a nossa aposta; com certeza não é valor material, este que jamais será um "objeto obscuro do desejo".

Gosto de voce, Mestre, não como qualquer cão, muito menos como qualquer mulher, e inexoravelmente como qualquer homem, voce sabe que assumir o papel do protagonista é trair a própria mãe.

Aí, é cruel, lembra o mestre Martinho da Vila "deixa a vida
me levar Vida leva eu"
é um grande prazer
não ser um só
carioca, por exemplo.

Zana Sampaio disse...

Fiquei me perguntando: Devir é um louco ou um lúcido. Devir é um louco lúcido. é a mentira da verdade. A verdade da mentira. Nesse post Devir foi um morder de língua, nos comentários... esperarei o devir... o que com sua arte essa ciência tem a anunciar...

Anita Mendes disse...

digo e repito:
AMO-te, Love you, "monamour"...(rs)
beijocas pra ti, querido devir!

Luciano Fraga disse...

Caro amigo Devir, dinâmica total,a Zana deu um nó belicoso,a Anita castigou, eu sigo Bandido, ou banido?Mas como um vento impetuoso vou escalar meus muros, prometo também desistir dos murros em pontas de faca(rs),vai lá na Caros Amigos, coluna do Emir-Fracassomaníacos,vai gostar da leitura, abraço de audiência.

Devir disse...

Luciano, meu caro amigo, não pilha
não precisa, NOSSA energia
devir
é inesgotável

Voce permanece fundamental
até que todos sejam, amém

Forte abraço

Devir disse...

Anita, é tão bom
tão forte
a gente se desarmar
se armar do carinho irredutível
amar as crianças
se preciso, o mundo
deitá-lo no cólo
e contar grandes feitos
da humanidade
principalmente quando
já sabemos:
o bem prevalece

um beijo bem profundo para limpar
rss, meu pulmão
e relaxar minha fome de revolução

Devir disse...

Fiquei me perguntando: Devir é um louco ou um lúcido. Devir é um louco lúcido. é a mentira da verdade. A verdade da mentira. Nesse post Devir foi um morder de língua, nos comentários... esperarei o devir... o que com sua arte essa ciência tem a anunciar...

Zana, meu ofenso coração pode parar com suas fraquezas diante dessa alegria de surpresa, rss
Fico muito feliz com sua visita!

Rss, engoli a língua
maravilhosas palavras
magnânima vingança

Eu havia colocado para ouvir
Nothing Compare To You, Sinead O'connor
antes de encontrar seu comment
e agora quero dançar com voce
Henry Lee, Nick Cave & P J Harvey
e mais todas com esta dupla...

Claro, não devemos ter pressa.

Grande abraço

Zana Sampaio disse...

Ensaiarei os passos... sem deixar de cobrar a dança... o prazer (com todas as clicherias devidas) é todo meu!
Abraço forte singular Devir, rsrs...

Devir disse...

o prazer (com todas as clicherias devidas) é todo meu!

E assim seja, Zana

Um abraço com muito carinho