domingo, 20 de setembro de 2009

Doctor House


Ele sofreu muito para não morrer; as consequências de ser atropelado sem acidente visível, no casamento, acentuou sua obsessão pela solidão, que sempre o atormentou, e a todos a sua volta, desde o nascimento.
No ano 2000, precisamente na véspera, precisamente as 10:00 Hs do dia 31 de dezembro, depois de meia década de insistência dos raros amigos no hospital, onde exercia residência, aceitou acampar em um dos inúmeros point do Big Canyon, para receber por último o hálito do terceiro milênio.
Estava ele e seu fiel companheiro, acompanhados de sete médicas jovens.
Com excessão de uma, sempre considerada a ovelha negra da família, todas as outras disseram que foi um fracasso, nunca se viu tamanha estupidez de convivência.
Ficariam até 5 de janeiro, mas a maioria se revoltou, e deu-se terminada qualquer possibilidade de descanso e entreternimento.
Ele conseguiu somente ter uma única relação sexual, apesar da exorbitante oferta, não por fraqueza física; ele delirou com o trabalho.
Eu conheci a sua ovelhinha eternamente rejeitada, em 2002, quando ele a abandonou (conclusão na média) na praia Vermelha da Ilha Grande, RJ. Ela me contou aquela experiência. Segundo suas palavras: "by leaps and bounds, but unforgettable!".
Ainda não haviam anunciado quem ganharia o primeiro Prêmio Nobel de medicina do terceiro milênio, e ele disse que já sabia, espantosamente, que seriam três.
Enquanto todos o atiçavam para revelar suas fontes, ou o desdenhavam com a pernóstica certeza que seriam visões de um viciado em analgésicos, ele afirmava exaustivamente que bastava compreender o curso da história e ignorar a história das disputas veladas pela visibilidade e dinheiro de quem ganha tal prêmio.
"Zero hora, no intervalo entre um milênio e outro, ele estava solitário sobre uma rocha tão alta, a festa que fazíamos foi ofuscada pelo mistério; não havia meios científicos que explicasse como ele conseguiu subir àquela altura."
Diz ela, que ele só contou este e inúmeros mistérios daquele acampamento, meses depois, talvez por culpa logo após ter sido pego em fragante com uma estagiaria japonesa, e somente depois de ouvir o juramento de que não contaria para ninguém. Não queria seu nome elevado a nenhuma categoria, laica ou erudita.
Temia que seus "atributos" de ser, fossem atribuídos a qualquer força demasiadamente natural, tampouco ao sobre natural.
Eu e ela passamos um mês naquele paraíso, na casa de uma senhora tão simultâneamente ignorante e sábia, que cozinhou uma raia inesquecível.
Quando voltei para casa, depois de "abandoná-la" em Campos do Jordão, SP.
Em casa fui conferir aquela história, deste médico espetacular, cujo véu foi costurado a mão, sem sequer um fio artificial ou manufaturado.

Nobel de Medicina - 1999

Günter Blobel
, nasceu em 21 de maio de 1936 em Waltersdorf, na Silésia, Alemanha.
Em suas pesquisas na Universidade Rockefeller, começou a estudar como as proteínas encontram seu caminho dentro das células vivas.
No início da década de 1970, descobriu que as proteínas contêm um sinal que funciona como uma espécie de código postal, mostrando onde elas devem ir dentro da célula.
Com base em experimentos bioquímicos, descreveu, em 1975, as várias etapas nesses processos.
Essas descobertas explicaram com exatidão a causa de algumas doenças genéticas causadas pela má localização das proteínas.
Recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina pela descoberta de que as proteínas tem sinais intrínsecos que direcionam seu transporte e sua localização na célula.

Nobel de Medicina - 2000

Arvid Carlsson, nasceu em 25 de janeiro de 1923 em Uppsala, Suécia.
Recebeu o prêmio por ter descoberto que a dopamina é um neurotransmissor e tem grande importância para o controle da motricidade.
Seus estudos permitiram descobrir que a doença de parkinson é causada pela falta de dopamina em certas partes do cérebro.
Ele também demonstrou o modo de ação das drogas usadas para o tratamento de esquizofrenia.

Paul Greengard, nasceu em 11 de dezembro de 1925 em New York, US.
Recebeu o prêmio por sua descoberta sobre como a dopamina e vários outros transmissores exercem sua ação no sistema nervoso.

Eric R. Kandel, nasceu em 7 de setembro de 1929 em Viena, Áustria.
Recebeu o prêmio por suas descobertas sobre como a eficiência das sinapses pode ser modificada e qual o mecanismo molecular de que elas participam.
Ele demonstrou como as mudanças na função sináptica são importantes para o aprendizado e a memória.

Fonte: Prêmio Nobel de Medicina: da pesquisa à conquista - Lemos Editorial

Lembro que na época, poucos recursos financeiros e ainda não haviam criado o wikepédia, fiquei sem entender bolhufas, como o Doutor House conseguiu prever.
Claro que acredito - no caso, muito tempo depois, confirmei - que qualquer ser humano seja capaz, dentro de um contexto lógico, fazer previsões do futuro.
Claro também, que ele, como ser humano, nem muito nem pouco natural, jamais admitiria qualquer lógica provida do outro.
Isso não me faz nem um pouco incomodado por ele ter mais(ou menos) atributos que a média. Exercício de verdadeira democracia, somente.
Tenho um post pronto sobre o mais pertinente para nós, mortais, sobre o cérebro, algumas partes que envolvem as sinapses.
Não o publico agora porque o tempo sim ou não necessariamente urge, rss.

3 comentários:

Anônimo disse...

Com os mesmos poucos recursos financeiros e agora com o wikepédia, fiquei sem entender bolhufas! rsss

Devir disse...

Segue os passos de perto
ou não deixe chover!!!

Devir disse...

"Tão comigo, palpável e íntima que parece que você realmente está aqui"
(cantada virtual campeã no concurso 2017, em Machoassuste, Bem Depois de Criss, Am)

Micomacro espaço
(elogio à velocidade)

ainda quase on line
mais um pouco para ao vivo
e esperançoso para realmente dentro

se já sou de casa, poderia dizer, se confiar, quem mais?

se... gosto de andar pela casa sem a obrigatoriedade
de acender luzes ou pisar suavemente ou vestir/cobrir
certas partes fundamentais do meu armamento...

pronto socorro? uhm,
motivo para pensar
logo, doravante
existir, vejamos

salve quando conferir

peço supostas desculpas
de supostas promessas
que supostamente fiz
para supostamente voce

nas eternas caladas noites

sonhos, com certeza
menos malucos, realidades
malucas
duvidam de voce

fantasias, claro,
só fantasias
para os outros

conto porque
todo canto
claro
é seguro

canto porque
todo conto
obscuro
é excitante

"voce tem webcan?"
Tool and
Massive Attack
Stink Fist

os filhos
de meu filho
vão ouvir
EL&P