quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Esprit de finesse




O direito

Voce se olha
na forma mais tranquila, como se
em ambiente familiar, incluindo animais domésticos
e objetos resguardados com mais afetos

Voce se olha
então no espelho de sua morada
dividida ou não entre laços de sangue e ou interesses
que comporta, suporta e importa à tranquilidade

Voce se olha
todavia nos olhos da convivência
associada em igual medida na totalidade
de sua própria imagem refletida

Voce se olha
para estar inserido no roteiro
de um contexto mais ou menos escrito
nos resultados ou promessas dos atos e ideias

Voce se olha
se tal metade considerada permanece se não a mesma
pelo menos semelhante
ao seu próprio estado de tranquilidade

O avesso

Tenho vontade de morrer realmente
mas agora a poucos meses de meio século
já estou morto de vergonha virtualmente

Já é um bocado tarde
para confundir mortes ou até melancolias modernas
e vestir uma coleira de cão

Coloca-se animais na corrente
quando estes ainda são capazes de fugir
e sair pelo mundo mordendo as pessoas indiscriminadamente

Já faz tempo que Victor Hugo mostrou a cara
dos verdadeiros miseráveis, da função social das Genis e
dos algozes justiceiros que vem do céu

Meus dentes se enfraquecem, o faro se faz requinte
quando deveria desaparecer e meus pelos
não se eriçam mais contra quem rouba-me a comida

E o quanto mordia a mão de quem me servia
agora é solidão e dos uivos de outrora nem mesmo se ouvem miados
meu chamado das fêmeas distantes são lamurias

Até tentei voltar para a mais negra floresta
mas me perdi em cavernas suspeitas, os raios que me pediam atenção
hoje em dia me perseguem diversas vezes a cada lugar

O cão que recusei não me cabe nem em ofertas caprichosas
não presto nem para buscar chinelos, sequer implorando, nem balançando o rabo
consigo levar chutes ou findar em paz meu tempo à vista de todos

Em vão procurei culpados no inferno, na terra e no céu, sem parâmetros
tornei-me extinto da vez, não assusto nem sou mais herói da infância
desde quando descobri que virtual e real são a mesma merda
MÚSICA

Demais - Verônica Sabino
Foi um vento que passou
que te trouxe te levou
deixando no corpo
a marca do amor
que ficou no ar
ilusão no ar

A chuva que esse vento trás
faz com que eu me lembre mais
de todos os sonhos que a gente sonhou
planejou demais
demais

Bem que eu podia tentar te encontrar
mas um vento forte
que me afastou, te levou
te escondeu
longe demais

A chuva que esse vento trás
faz com que eu me lembre mais
de todos os sonhos que a gente sonhou
planejou demais
demais

E cada vento que soprar pode te fazer voltar
encher o vazio que ficou no ar
me marcou demais
me marcou demais

8 comentários:

Anônimo disse...

Olha direito!
"Nada é tão ruim que não possa ficar pior!" rssss

Devir disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Até parece que voce me conhece
tão profundamente, rss, a alma

Iris Restolho disse...

O pensamento mais oportuno é:

O que é bom acaba, mas o que é mau acaba também! É, invariavelmente, substituído por algo pior.


Que fazer...acordei virada do avesso.

Bom fim de semana!

Anita Mendes disse...

meu querido devir! estou sumida ,ne?
reason:I`m back to school.
o tempo e curto mais o carinho e grande!
beijos
ps: passa por aqui depois..

Luciano Fraga disse...

Caro amigo Devir, você se olha e nós também, numa busca ou numa tentativa um tanto vã (de nos adaptar-ao outro) e na maioria das vezes não conseguimos se quer agradar os gregos.O tempo corrói as solas dos sapatos,dos chinelos, dos princípios e da moral, forte abraço.

Devir disse...

Faz muito bem, geralmente o avesso
é aquele estado despatológico, rss
onde a irritação tem causa certa e
a vida do mundo se mostra bem real

Iris, meu mais Norte que tudo

Sem pena de ver minha saudade
rss, falecer, por enquanto(?)

Grande Abraço

Devir disse...

Minha Pretinha Querida,
metade de mim, Anita

Que bom!!! Farei aquela caipirinha

Beijo

Devir disse...

Luciano, meu caro amigo, o tempo
corroi tanto que
quando faço um pitstop no real
percebo
corroi a si mesmo impiedosamente

A mulher é fera!!!

Abraço