domingo, 13 de setembro de 2009

Remendos e destruições sui gerneris


Salvem a internet
Ao tentar transformar este espaço em debates
eu deveria limitar-me aos dois campos
'inversamente opostos': Arte e Verdade

Preciso explicar, mas não sei a quem
se àqueles que querem a verdade sobre
aqueles que querem a arte pela arte ou
a estes que querem somente a subversão e.

Aos amantes gelados da verdade absoluta
que não enxergam a beleza e sua prática
explicar já seria prova 'cabal' de mentira...

Aos chapas quentes amantes do belo caos
que toda explicação é aceita ao acumulo
explicar seria uma 'conivência organizada'
ou mais sustinhos aos inocentes e esnobes

Claro que posso encontrar muitos na média
entre tais opostos de mesmo interesse posto
pela 'história' daqueles feios e mentirosos...

E mais claro ainda é saber que os muitos
se tornam tão poucos ou raros quando um debate
se amplia para entender qual é a prática estética
e a 'mais verdadeira' teoria da verdade, e por quê?

Entre acumulo de provas cheias ou vasias de sentido
eu poderia fazer uma incursão na História Geral e
'ensinar' sobre a origem dos conceitos Arte e Verdade...

Mas não vou cometer o pecado do criador dos pecados
e tentarei sobreviver à morte literal ou metafórica
nestes espaços onde arte e verdade ainda possuem
o mesmo sentido: equivalência entre eu e o cosmos.

9 comentários:

Anita Mendes disse...

as filosofias de Devir ainda vão me levar a algum lugar além da net(rs).
beijos enormes pra ti.

ps:"We adore chaos because we love to produce order"
Mc. Esher

Devir disse...

Bela frase!!!

A filosofia(!) de Esher é rara
assim como Caravaggio, fez seus próprios remendos e destruições.

O caos tem tantas caras
quanto a ordem uma única!!!
(nosso devir)

Beijos

Devir disse...

Anita, voce e cia, ainda não
acreditam em nada do que vêem aqui
Hoje zapeei por alguns blogs/cia e
constatei tal nenhuma novidade

Se eu tivesse a cara da ordem
quando esta se apoia na verdade
como poderia alguem se ver em mim?

Não vale dizer que ninguém quer se ver em ninguém, isso não é verdade!

Talvez minha netinha será alguém que jamais, pelo menos para mim, que nunca vai mentir!

Mas é possível que exista algum lugar além da net, onde não seja supervalorizado o espelho, que voce possa chegar e ficar e transformar o mundo!!!!

Beijos

Adriana Godoy disse...

Devir, a verdade não é absoluta, por isso existe a filosofia. bj

Marcia Barbieri disse...

Entre verdade e arte fico com as duas,mas nunca a verdade absoluta.


beijos ternos

Devir disse...

Marcia Barbiere e Adriana Godoy,

Eu poderia responder para as duas, porque ambas tocam no mesmo ponto
"G" de gigante, rss

Mas... continuo inquieto, rss, então

Devir disse...

AGod, da mesma forma que a liberdade, que termina aonde sempre começa a do Outro, a Verdade também sofre desta "normal"
redução.
Talvez o Amor padece deste mal!!!

Assim como todo gigante tem um maldito tendão, todo mínimo mal talvez tenha um bendito tendão!

Brincando com tal aforismo talvez
original, diria: nem todo gigante
significa grandeza e nem todo mal significa necessário.

Adriana Godoy, de repente pensei que jamais voce voltaria Aqui
quando lhe disse aquele Não!!!
Então, mais que rápido explico
mesmo que talvez nunca precisasse:
Para mim(!) findou as indiretas...

Sua presença sempre é e.

Beijo

Devir disse...

Marcia, nada é tão absoluto que não possa ser 'diminuido' ou empliado ad infinitum.
A natureza que seria o mais perfeito/absoluto exemplo, ninguém até hoje é capaz de provar, e tudo indica que jamais provaremos.

Eu já estou quase sendo capaz, rss, de afirmar que depois da morte, tudo será só Arte.
Overdose de Ferreira Gullar, rss.

Mulher, certa vez, quando voce apareceu no mundo/orkut, senti uma fisgada no tendão e quase cai, rss, de joelhos

Sobre beijo de ternura, repare no próximo texto que postarei hoje

Beijos

Devir disse...

Geralmente, rss, a Verdade
é absoluta
enquanto dura

E a Arte, rssssssss
geralmente
só é absoluta
enquanto mole